
Do ponto de vista temporal, a pandemia de Covid-19 coincidiu com quase dois terços da gestão da atual Direção Nacional do Sindifisco, sem que essa adversidade de proporções globais tenha representado uma interrupção nos serviços prestados pela entidade ou qualquer tipo de comprometimento da comunicação com seus filiados. Ao contrário disso, o Sindifisco Nacional, mesmo numa conjuntura desfavorável, potencializou as ferramentas de comunicação com os Auditores-Fiscais, manteve projetos já em curso na área e implementou uma séria de novas ações.
No geral, é importante destacar que toda a estrutura tecnológica previamente adquirida e testada para a realização das Assembleias Telepresenciais, ainda em 2019, permitiu que a entidade, logo no início da pandemia, estivesse à frente de muitas outras instituições do serviço público e da área privada (veja nesta edição matéria sobre as Assembleias Telepresenciais). Isso garantiu ao Sindifisco Nacional realizar, de pronto, reuniões remotas com delegados sindicais, promover webinares com centenas de filiados numa mesma sala online e organizar lives para debater assuntos de interesse da classe e da sociedade.
Essa conectividade, acelerada por uma imposição sanitária, uniu pontas e transpôs barreiras. Pela primeira vez, um Auditor-Fiscal de uma fronteira remota, por exemplo, teve a oportunidade, sem fazer nenhum deslocamento, de manter contato direto e em tempo real com representantes da Direção Nacional, durante a realização das edições do “Conversa com a Classe”. Ou ainda de tirar dúvidas de temas jurídicos com os patronos das ações em curso, durante a realização dos webinares promovidos pela Diretoria de Assuntos Jurídicos. Todas essas possibilidades foram concretizadas a partir das ferramentas da tecnologia da informação e das ações coordenadas pela Diretoria de Comunicação.
Afora a urgência de viabilizar canais de interação para fazer frente ao distanciamento social imposto pela pandemia, a Direção Nacional continuou pondo em prática projetos paralelos para garantir o fortalecimento da classe a partir de uma interlocução eficiente entre Auditores-Fiscais e a entidade. Com esse foco, lançou em 2020 o projeto “Sindifisco +Perto’, cujo objetivo foi agregar novas ações ao trabalho já desenvolvido desde o início de 2019, quando a gestão tomou posse, e estreitar cada vez mais o relacionamento entre o sindicato e seus mais de 22 mil filiados.
A ideia do projeto era permitir que todos os assuntos de interesse dos Auditores-Fiscais, com foco nas atividades desenvolvidas pelo Sindifisco, estivessem ao alcance dos filiados por meio de um leque de ferramentas de comunicação e plataformas digitais.
Nessa perspectiva, vale elencar a completa remodelação do Boletim Informativo, com formato mais leve e intuitivo, síntese das notícias do dia e envio diário para os filiados por meio de uma plataforma de e-mail marketing; a elaboração do novo site da entidade, hospedado em uma plataforma mais responsiva e dinâmica; a reestruturação da TV Sindifisco, que também passou a centralizar a transmissão de todos os eventos online da entidade; a repaginação da revista Integração, que passou a se chamar “Nova Integração” e também ganhou uma versão digital atualizada; o lançamento do podcast do Sindifisco, disponível nas principais plataformas de streaming; a reformulação do aplicativo do Sindifisco para celular, com envio de mensagens por push; a decisão de ocupar de forma mais estratégica as redes sociais, alavancando o protagonismo do Sindifisco no espaço virtual; a criação de listas de transmissão no WhatsApp e no Telegram, entre outras ações.
Veja abaixo detalhes de algumas dessas ações:
Boletim Informativo
Uma das inovações significativas dessa gestão para dinamizar a interação com os filiados foi reformular o Boletim Informativo, que antes era apenas disponibilizado no site da entidade e, eventualmente, distribuído como resumo semanal aos filiados. A partir da mudança, o boletim, além de ganhar novo layout, começou de forma inédita a ser enviado diariamente aos e-mails de todos os filiados. Outra novidade foi antecipar sua divulgação para o mesmo dia em que as notícias eram produzidas. Historicamente, ele só chegava aos Auditores no dia útil seguinte à publicação das matérias no site. Um ganho na instantaneidade e na distribuição das informações.
Site
Após mais de seis meses de um trabalho que envolveu as equipes de comunicação e de tecnologia da informação do Sindifisco Nacional, além de especialistas programadores, o novo site da entidade entrou no ar em março de 2021. O portal da entidade, que até então estava construído com base numa plataforma em crescente desuso, o Joomla, foi inteiramente migrado para WordPress, uma ferramenta avançada de criação de sites e largamente utilizada em todo o mundo.
Entre as inovações, todas as diretorias que integram a Direção Nacional passaram a contar com páginas específicas e conteúdos segmentados. A partir da mudança, o filiado pôde acessar conteúdos temáticos, com matérias e publicações de cada diretoria. Tudo isso disponibilizado de forma didática, rápida e intuitiva.
Outra novidade do site foi a disponibilização de uma interface de acesso às informações jurídicas: o Portal do Jurídico. O espaço, além de conter informações atualizadas sobre ações judiciais, disponibiliza um rol específico de serviços de maneira simples e prática, incluindo a “Consulta Processual”, o “Sistema de Adesão às Ações de Execução (SADE)” e a “Assistência Jurídica Individual”. Pelo portal, os filiados também podem acionar a Sindy, a assistente virtual de atendimento do Sindifisco.
Com o novo site, o acesso à TV Sindifisco também foi repensado. O canal passou a contar com uma página de vídeos num modelo inspirado nas plataformas de streaming. A tevê também passou a centralizar todas as transmissões da entidade, com as exibições ao vivo sempre publicadas no topo da página.
Vale destacar ainda a melhoria implementada na pesquisa de conteúdos no site, por meio de uma busca avançada, bem como o aprimoramento na integração do site com as redes sociais.
Aplicativo
A Diretoria de Comunicação reformulou ainda o aplicativo do Sindifisco Nacional, com visual mais leve e prático, incorporando inúmeras funcionalidades. Entre as novidades, está a possibilidade de habilitar o login por biometria ou reconhecimento facial; o acesso aos canais de comunicação do Sindifisco Nacional; a inclusão de ícones nas notícias para compartilhamento nas redes sociais; a possibilidade de aumentar ou reduzir o tamanho da fonte e de acionar a leitura automática de texto; e o envio de push com alerta de informações, permitindo ao usuário receber, na tela do celular, notificações sobre questões do seu interesse.
Essas funcionalidades se somaram ao leque de ferramentas já inclusas no aplicativo: acesso às salas de reunião e de votação da Assembleia Nacional e do Conselho de Delegados Sindicais (CDS); consulta ao histórico financeiro e atualização cadastral e, para os não filiados, canal para filiação instantânea, sem burocracia e com envio de documentos diretamente pelo celular.
Redes Sociais
A forma de atuação nas redes sociais também mudou consideravelmente durante a atua gestão da Direção Nacional. Em vez de apenas republicar informações do site do Sindifisco ou de divulgar textos dos portais de notícia, o Facebook, o Instagram e o Twitter passaram a ser utilizados de forma estratégica para veicular o posicionamento da entidade em relação a temas de interesse da classe e da sociedade. A intenção era não somente tratar de aspectos e assuntos relevantes ao Auditores-Fiscais, mas buscar interagir, por meio das redes, com atores sociais relevantes (Parlamento, governo, entidades etc.) em temas estratégicos para a classe.
Podcast
Já no período de isolamento social, a Diretoria de Comunicação lançou o podcast do Sindifisco Nacional, que é publicado às sextas nas principais plataformas digitais de áudio (Anchor, Pocketcast, Deezer, Google Play, Spotify e Apple iTunes). Antes da pandemia, a ideia era produzir e transmitir as edições do podcast no novo estúdio da TV Sindifisco, que tem capacidade técnica para gravação regular de programas e de transmissões ao vivo. Até agora, já foram produzidas 58 edições do podcast do Sindifisco Nacional.
WhatsApp e Telegram
O sindicato também criou listas de transmissão, via WhatsApp, e um canal no Telegram. As duas ferramentas, juntas, contam com milhares de Auditores-Fiscais cadastrados, que recebem instantaneamente notícias relevantes para a classe. Para participar da lista de transmissão do WhatsApp, é preciso enviar uma mensagem para o número (61) 99223-1639, com seu nome completo e local onde mora, informando também se é ativo ou aposentado. Para entrar no canal do Telegram, pesquise por “Sindifisco Nacional” no app e entre no canal.
Revista Nova Integração
A Revista Integração foi outro canal que passou por mudanças. Com o nome de Nova Integração, a revista ganhou um formato digital e ficou mais abrangente e interativa, sem deixar de atender os filiados que ainda preferem recebê-la em formato impresso. Vale ressaltar que a versão física da revista é enviada por Correios para quem fez essa opção de recebimento no site da entidade.